segunda-feira, 28 de abril de 2014

SOLUÇÃO DO SOLO

A solução solo contém materiais dissolvidos provenientes dos processos químicos e bioquímicos do solo e provenientes da troca com a hidrosfera e biosfera. Este meio transporta espécies químicas para as partículas do solo, mantendo um contato íntimo entre os solutos e as partículas do solo. Além de fornecer água para crescimento de planta, é um meio essencial para a troca de nutrientes da planta entre as raízes e terra sólida.

Constitui a fase aquosa do solo. Quase todas as reações químicas que ocorrem no solo são mediadas ou ocorrem na solução do solo, dentre as quais pode-se citar hidratação-hidrólise, ácido-base, oxidação-redução. Devido a essa característica, a solução do solo atua como mediadora de reações que controlam a retenção de substâncias pela fase sólida do solo, como precipitação-dissolução, adsorção-desorção e troca iônica. São essas reações que determinam o comportamento das diversas substâncias no solo.

O estudo da solução do solo envolve a sua amostragem no campo ou em laboratório. Obter uma amostra de solução de solo é freqüentemente muito difícil porque a parte mais significante está confinada em vasos capilares e filmes de superfície. O meio mais direto é a coleta da água de drenagem. A solução do solo pode ser isolada do solo através da separação mecânica por centrifugação. Contudo, esse método, bem como os demais, não fornecem garantias de que a "real" solução do solo foi extraída. Isso ocorre devido a grande heterogeneidade da solução do solo, mesmo entre poros vizinhos, bem como pelo seu caráter dinâmico. Qualquer alteração na umidade, temperatura, pressão, entre outros fatores, alteram a composição solução do solo.

O material mineral dissolvido no solo está presente na forma de íons. Proeminentes entre os cátions estão H+, Ca2+, Mg2+, K+, Na+, e normalmente quantidades menores de Fe2+, Mn2+, e Al3+. Os últimos três cátions podem estar presentes parcialmente hidrolisados como FeOH+, ou complexados através de substâncias ligantes de húmicos orgânicos. Os ânions que podem estar presentes são HCO3-, CO32-, HSO4-, SO42-, Cl-, e F-. Além de ser ligado a H+ em espécies como bicarbonatos (ajuste de acidez), os ânions podem ser complexados com íons de metal, como em AlF2+. Cátions e ânions de multivalência formam íons emparelhados entre si, por exemplo, CaSO4 e FeSO4 (Manahan, 2001).

Rafael Feitosa, Marcos Pereira e Maicon Silva.

Um comentário:

day disse...

oi, como a composição da solução do solo pode afetar o comportamento fisico do mesmo?